Um travesseiro bordado é qualquer travesseiro que tenha um desenho costurado em seu tecido de base. Os fios de bordado são normalmente feitos de seda, acrílico, metal, algodão ou lã. O tecido de base é normalmente feito de algodão, linho, lã ou seda. Deve-se ter cuidado ao tentar limpar um travesseiro bordado, pois pode danificar a obra de arte.
Etapa 1: Aspiração
Antes de fazer qualquer coisa na sua peça bordada, você deve aspirar. Cubra a ponta da mangueira de vácuo com meia de nylon ou um material de malha leve. Comece a aspirar o travesseiro sem fazer com que o bocal da mangueira realmente entre em contato com o travesseiro. Faça isso mantendo o bico cerca de meia polegada acima do próprio travesseiro. Se a peça tiver um encaixe, certifique-se de virar a capa do bordado do avesso e repetir o processo. Se você tiver sorte e a peça não estiver tão suja, esse pode ser o único passo que você precisa para limpar seu travesseiro.
Etapa 2: Teste de solidez da cor
Para evitar que os corantes do travesseiro escorram, você deve verificar as fibras do material quanto à solidez da cor. Se a sua peça tiver grandes blocos de cor, você pode colocar um pouco de água fria em um pedaço de pano branco e esfregá-lo sobre cada uma das cores do travesseiro. Para áreas menores, basta usar um cotonete úmido. Se notar qualquer transferência de cor no pano branco ou no cotonete, não lave o travesseiro. Se você fizer isso, você experimentará desbotamento e descoloração.
Etapa 3: lavagem das mãos
Não faça este passo se o seu travesseiro transferiu a cor. Se a peça não puder ser lavada, você pode usar um kit de limpeza a seco caseiro. Basta seguir as instruções que acompanham o kit.
Você deve usar água destilada se tiver bactérias de ferro ou água dura. Caso contrário, você pode manchar seu travesseiro devido aos minerais da água. Primeiro, você precisa encher uma pia profunda o suficiente para engolir todo o travesseiro com água fria. Certifique-se de usar um detergente líquido livre de corantes e perfumes. Detergente líquido é o preferido devido à sua capacidade de se dispersar na água, deixando menos resíduos em seu material. Coloque o travesseiro inteiro na água e certifique-se de que todo o tecido fique molhado. Mova o travesseiro na água e deixe-o descansar na água por 10 minutos. Agora, esvazie a pia da água e encha-a com água fresca. Repita esse processo até que o travesseiro e a água estejam completamente livres de sabão. Isso significa que a água deve estar limpa sem absolutamente nenhuma espuma.
Passo 4: Secagem
Não torça a almofada bordada para secá-la. Enrole-o em uma toalha e aperte-o suavemente para remover a umidade. Coloque a peça em uma toalha seca e dê tempo para secar. Se for necessário pressionar, basta colocar uma toalha branca grossa em uma tábua de passar. Coloque o travesseiro bordado virado para baixo na toalha, cubra-o com um pano branco fino e pressione-o nas costas.
Se todas essas instruções forem seguidas corretamente, você deverá ter um bordado com aparência de novo.