Como uma Companhia de Lavanderia rastreia seus lençóis? (Salvador, Bahia)

Como uma Companhia de Lavanderia rastreia seus lençóis? (Salvador, Bahia)

Avaliaçãoes post

Como um serviço de lavanderia hospitalar com vários clientes controla todos os itens que entram e saem para garantir que eles voltem às instalações certas, e de maneira eficiente? A tecnologia tem se tornado cada vez mais sofisticada nas últimas duas décadas. Os sistemas de rastreamento são particularmente cruciais quando se trata de itens únicos como batas de laboratório personalizadas ou uniformes, como um serviço de lavanderia médica o faria.

Há dois tipos principais de sistemas: identificação por radiofreqüência (RFID) e codificação de barras. RFID é a tecnologia usada nos microchips inseridos em animais de estimação para que eles possam ser identificados e devolvidos para casa caso se percam. Como a RFID é a mais moderna e eficiente, vamos concentrar a maior parte de nossa atenção em como isso funciona no rastreamento de lavanderia.

Sistemas RFID

Em um sistema RFID, uma etiqueta ou chip é anexado a cada toalha, lençol, peça de vestuário ou outro item. Em alguns casos, elas são instaladas pelo fabricante. Em outros, os artigos são etiquetados pela lavanderia. As etiquetas/chips estão disponíveis com bandas de rádio de baixa freqüência (LF), alta freqüência (HF) ou ultra-alta freqüência (UHF). As etiquetas têm uma caixa de plástico forte, porém pequena e fina que não interfere no uso de um item, mas pode suportar processos severos de lavanderia comercial que usam água muito quente e produtos químicos para até centenas de lavagens.

Como funciona o rastreamento RFID

As antenas ligadas aos leitores são colocadas em locais por onde passam objetos ou são armazenadas em pontos-chave durante seu tempo no serviço de lavanderia. Isso inclui entradas, cestos de roupa suja, cestos de roupa limpa e estantes de uniforme. Caixas de roupa de cama inteiras podem ser escaneadas de uma só vez. O leitor está ligado a um sistema de software que coleta e gerencia os dados. O sistema também permite que uma lavanderia faça um inventário rápido e preciso das roupas de hotel, restaurante e hospital, com poucos recursos humanos necessários.

Rotulagem do Código de Barras

A codificação de barras é uma tecnologia mais antiga e mais simples do que a RFID. É geralmente menos caro, mas não tão eficiente para rastrear grandes quantidades de estoque. Um sistema de etiquetagem de código de barras, que é essencialmente o que é usado nas lojas para trazer o preço e outras informações sobre os itens que compramos, registra informações sobre cada item, tais como quando foi emitido, quantas vezes foi processado, e quando foi entregue pela última vez.

RFID versus Código de Barras

  • A etiquetagem do código de barras geralmente exige que o item rotulado esteja dentro da linha de visão do leitor e, portanto, exige que um funcionário esteja lá para operar o leitor. A maioria dos leitores RFID permanece em um local fixo, e os itens podem ser lidos mesmo que não estejam diretamente na frente do leitor. Os funcionários não operam os leitores.
  • Os códigos de barras podem ler apenas um item de cada vez, enquanto os sistemas RFID podem ler várias etiquetas simultaneamente.
  • As etiquetas RFID podem ser lidas a distâncias muito maiores (até mais de cem jardas), em vez de cerca de cinco jardas para um código de barras.
  • Os leitores RFID podem ler muito mais rapidamente – várias centenas ou mais etiquetas por segundo.
  • Um código de barras é somente de leitura, enquanto a maioria das etiquetas RFID pode ler e escrever, o que significa que novas informações podem ser escritas sobre informações existentes. É algo como a diferença entre os CDs legíveis/graváveis e os legíveis.
  • As etiquetas RFID podem identificar cada item etiquetado individualmente, enquanto a maioria dos códigos de barras só pode identificar o tipo de item.

Algumas grandes empresas de lavanderia, como aquelas que lidam com roupas médicas para vários hospitais, colocam tanto etiquetas RFID quanto etiquetas de código de barras em cada um de seus itens. O código de barras está lá como um backup caso o sistema RFID não consiga ler um item. No entanto, as etiquetas RFID são quase 100% precisas.

Como o rastreamento melhora os serviços de lavanderia

Sistemas de rastreamento melhoram a eficiência e reduzem o tempo e o esforço envolvidos no processamento, embarque e recebimento em uma lavanderia. Eles permitem que os proprietários de negócios rastreiem cada item de seu inventário, desde a compra até o rag-out. Eles fornecem um inventário preciso, de forma que as empresas de lavanderia nunca tenham que ficar sem roupa de cama, toalhas de mesa ou qualquer item que eles manuseiem. Os sistemas de rastreamento mais avançados podem até gerar relatórios de faturamento quando os itens são enviados aos clientes.

Como observa Steve Kallenbach, ex-membro do Painel de Peritos da Lavanderia Americana, “Se o senhor não tiver bons processos de reconciliação, qualquer um desses sistemas só lhe permitirá saber o que está faltando”! No entanto, os sistemas de rastreamento podem contribuir muito para ajudar os serviços de lavanderia médica e outras empresas de lavanderia a operar mais eficientemente.